(11) 3868-6970

Logo-intertox-cor.png (3)

Curso de FISPQ – FDS – Intertox

Curso de FISPQ – FDS – Intertox

Entenda o que é o curso de FISPQ/ FDS e qual a importância de realizar este treinamento com uma empresa especialista no segmento.

Tire suas dúvidas e confira todos os detalhes que estarão contidos no curso. 

Importância de realizar o curso de FISPQ / FDS

Se você trabalha com produtos químicos, reconhece a relevância da FISPQ ( Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) tanto para elaboradores quanto para usuários, dada a sua importância no ambiente de trabalho.

Mas, você já considerou a importância de realizar um curso sobre o assunto?

O curso de FISPQ / FDS (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos / Ficha de Dados de Segurança) é de extrema importância para profissionais que elaboram essa ficha de segurança para produtos químicos e precisam se manter atualizados em relação às normas e informações contidas neste documento, assim como, os bancos de dados para a busca de informações

Já quanto à manipulação dessas substâncias, os usuários requerem conhecimento prévio acerca do documento para o cumprimento de procedimentos rigorosos, visando garantir a sua segurança, assim como, do ambiente de trabalho e do meio ambiente.

Veja o depoimento satisfeito de um de nossos clientes que fez o curso e percebeu a importância para sua empresa.

Depoimento de Cliente – Conheça os treinamentos Intertox (FISPQ, FDSR, Produtos químicos e Mais)

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO: Clique aqui!

O que esperar com o curso de FISPQ/FDS

O curso de FISPQ / FDS tem como objetivo capacitar os profissionais que fazem elaboração, análise crítica e a utilização da Ficha de Segurança para lidar com os produtos químicos de forma segura e adequada, garantindo a prevenção de acidentes e a proteção da saúde e do meio ambiente.

Ao realizar o curso, os profissionais aprendem sobre a classificação GHS de substâncias químicas e suas misturas, a identificar os perigos associados aos produtos perigosos, como inflamabilidade, toxicidade e reatividade e quais os critérios para a elaboração do documento.

Além de conhecerem as medidas de segurança e prevenção necessárias para a manipulação e armazenamento desses materiais.

Por fim, o curso de FISPQ / FDS é importante para garantir o cumprimento das normas regulatórias e legislações vigentes, evitando possíveis multas e sanções por não seguir as normas de segurança estabelecidas e obrigatórias.

Mas, por que isso é importante?

  1. Ao realizar o curso de FISPQ, você se torna apto para a elaboração do documento, que é obrigatório no mercado de trabalho para todo produto químico classificado como perigoso ou que seu uso possa gerar riscos, assim como, realizar uma análise crítica da FISPQ / FDS de fornecedores, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores e de qualquer colaborador exposto a substâncias químicas ou envolvido em situações adversas que possam surgir no seu trabalho, como acidentes envolvendo produtos químicos.
  2. Além disso, o conhecimento adquirido no curso de FISPQ pode ser utilizado para melhorar a eficiência e a produtividade do seu negócio. Com a formação adequada, é possível identificar e evitar possíveis erros nas informações presentes nas seções do documento, como também, orientar a correta manipulação dos produtos químicos, evitando prejuízos financeiros e de reputação.
  3. Outro ponto importante é a legislação. O não cumprimento das normas de segurança pode acarretar em multas perante o Ministério do Trabalho e Emprego e dificuldades na comercialização do seu produto, uma vez que a FISPQ também é usada como critério para avaliação de fornecedores, processo de grande relevância segundo o Sistema de Gestão da Qualidade. Por isso, é importante estar sempre atualizado sobre as exigências e os padrões de segurança estabelecidos pelo órgão regulador.

Conheça o curso ministrado pela Intertox

A Intertox ministra o treinamento de Produtos Químicos em conformidade com a NR 26 e a norma ABNT NBR 14725 há mais de 15 anos e tem como foco a

  • Classificação GHS; 
  • Rotulagem; e a
  • FISPQ / FDS.

Conheça os objetivos e metodologia do treinamento:

Objetivo do treinamento:

O curso pretende aprofundar seus conhecimentos para a aplicação dos requisitos das normas NR 26 e ABNT-NBR 14725, que estabelecem o GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals) como sistema de classificação de perigo de produtos químicos, e a comunicação destes perigos por meio de Rótulo e Ficha de Segurança.

Será abordado as alterações com a publicação da ABNT NBR 14725 revisada, incluindo a alteração da nomenclatura FISPQ para FDS e entre outras mudanças.

Metodologia:

O curso se desenvolverá por meio da apresentação de material visual, exposição oral dos instrutores e pela interação com os participantes, com desenvolvimento de exercícios de classificação de perigo conforme GHS, análise crítica das informações contidas em exemplos de FISPQ e rótulo e atividade prática com navegação pela internet em sítios de busca de informações de perigo. O treinamento terá 16 horas (10 horas teóricas e 6 horas práticas) distribuídas nas seguintes temáticas:

  1. Segurança Química;
  2. Conceitos de toxicologia;
  3. Sistemas de classificação de produtos perigosos;
  4. ABNT-NBR 14725 – Sistema de classificação de perigo (GHS);
  5. Exercícios de classificação de produtos perigosos segundo critérios do GHS;
  6. ABNT-NBR 14725 – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ / FDS);
  7. ABNT-NBR 14725 – Rotulagem.
  8. Elaboração de um rótulo e análise crítica de uma FISPQ.
  9. Navegação em sites de pesquisa que contenham informações sobre perigos de produtos químicos.

Ao participar do curso de Produtos Químicos: Classificação GHS, Rotulagem e FISPQ / FDS, você estará investindo em sua carreira profissional, adquirindo conhecimentos que são essenciais para a sua segurança e para a segurança dos demais colaboradores da empresa, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

Não perca essa oportunidade! 

O treinamento possui 4 edições ao decorrer do ano e sua participação poderá ser na modalidade Online ou Presencialmente em São Paulo – SP. Independentemente da escolha, você receberá uma apostila personalizada e ao término, será emitido o Certificado de participação.

Inscreva-se agora mesmo no curso de Produtos Químicos: Classificação GHS, Rotulagem e FISPQ / FDS da Intertox e comece a se capacitar para trabalhar com produtos químicos de forma segura e responsável.

Conheça nossos outros cursos: https://intertoxacademy.com.br/treinamentos

Curso de FISPQ – FDS – Intertox